Autor
Contactos
Links
Espaço DMA
Os meus sites
Promoções, Silêncios, Desvirtuações
Terceiro Mundo em Notícias
Foi Você que Pediu um Bom Título?
YouTube
VÍDEOS EM DESTAQUE
Twitter
Facebook
Rádio BLIP
PODOMATIC DMPA
Manchete
Slideshare DMPA
Slideshows DMA
Torga em SMS
Centenário da República
Sítios dos meus alunos
Espaço A
Media Critics
Polémicas
Derrapagens
Da Condição de Jornalista
Educação para os Media
Fotografia
Fotojornalismo
Internet
Blogosfera
Televisão
Imprensa
Rádio
Agências Noticiosas
Design Gráfico
Publicidade
Público & Privado
Leituras
Revival
Vária
Recreio

 Inquérito









 Velvet Secret

Velvet Secret
Queima das Fitas, Coimbra, Maio 2007
Get flash player to play to this file


A Comissão do Centenário vai arrancar com as comemorações oficiais da República já a 31 de Janeiro, com as chamadas Exposições do Centenário que se realizarão no Porto, Lisboa e Coimbra. Estas exposições pretendem reproduzir os acontecimentos mais marcantes do último século, com representações cenografadas e ilustrações de época.
O 5 de Outubro de 1909 foi uma terça- feira e não sabia que seria o último 5 de Outubro monárquico. Apesar disso, naquele dia, o Diário de Notícias nem uma só vez, nas seis páginas do jornal (edição magra, só às quintas-feiras e domingos tinha oito), refere o rei D. Manuel II, entronizado ano e meio antes, depois dos assassínios de seu pai, D. Carlos, e do seu irmão mais velho, o príncipe herdeiro D. Luís Filipe. Em 1909, com 46 anos de vida, o DN já abandonara a fórmula que o obrigava a anunciar na primeira página, cada dia: "Suas Majestades e altezas passam sem novidades em suas importantes saúdes..."

Tradicionalmente o discurso do 5 de Outubro é um dos momentos escolhidos pelos Presidentes da República para fazerem discursos incisivos e marcantes aproveitando o simbolismo da data. Isso fez Mário Soares, Jorge Sampaio e o próprio Cavaco Silva que, em 2006, lançou a bandeira do combate à corrupção.
O ANO DE 1909, que marca o início da publicação do "Commercio da Louzã", entrara com ministério da presidência do regenerador Campos Henriques, que tomara posse a 25 de Dezembro de 1908.
Segundo Damião Peres, o novo governo foi recebido como de reacção ao avanço da onda republicana, como um ministério de defesa monárquica.
Espaço destinado a celebrar a passagem do centenário da implantação da República em Portugal (05.10.2010).
Para além de notícias referentes às comemorações da efeméride, aqui colocaremos respigos da época, do período que antecedeu o 5.10.1910, alguns factos posteriores também.
Respigos que têm como fonte, essencialmente, os trabalhos de investigação sobre a imprensa escrita da Lousã por nós desenvolvidos na década de 90 do século passado.
© 2005-2013 - Mediapolis - Design by Ectep